• Enfermeira Rita Novais

Chegou a época balnear e com ela o SOL


O sol ajuda a melhorar nossa saúde tanto a nível físico como psicológico, existem vários benefícios associados ao sol, tais como:

  • Fortalecimento dos ossos e articulações através do aumento de produção de vitamina D na pele;

  • Redução do risco de depressão, pois ajuda o cérebro a produzir mais serotonina, uma substância antidepressiva natural;

  • Aumento do bem-estar e relaxamento, já que a subida da temperatura relaxa os músculos e facilita a circulação sanguínea;

  • Prevenção de cancro, nomeadamente no cólon, mama, próstata e ovários, pois reduz os efeitos da transformação das células;

  • Melhora da qualidade de sono, devido ao aumento de produção de melatonina pelo cérebro.

No entanto requer vários cuidados. Porque tudo o que é em demasia em vez de ser benéfico prejudica, com o sol passa-se o mesmo. Se exposição solar for em demasia pode ocorrer, desidratação, insolações, queimaduras, pele vermelha e descamação.

Para usufruir na totalidade os benefícios do sol, tem de se ter alguns cuidados.

Ficam aqui algumas dicas!

1. Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol.

Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao cancro da pele.

2. Evite se expor ao sol entre as 11h e as 16h.

O horário entre 11 e 16 horas tem uma grande incidência de raios ultravioleta B, estes são principais responsáveis pelo surgimento do cancro da pele. Procure uma sombra neste período.

3. O bronzeamento ocorre gradativamente, após os primeiros dias de exposição.

A pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Portanto, não adianta querer se bronzear num dia só. Ficar muito tempo ao sol não vai acelerar este processo, mas sim vai fazer com que se queime, e as queimaduras promovem danos irreversíveis para a pele.

4. Use sempre barracas de praia, bonés, viseiras ou chapéus.

Cerca de 70% dos cancros da pele ocorrem na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas. As barracas devem ser grossas, para bloquear bem a passagem do sol.

5. Aplique o protetor solar, 20 ao 30 minutos antes de sair de casa.

Este é o tempo necessário para a estabilização do protetor solar na pele, de modo que sua ação ocorra com maior eficácia. Faça isso de preferência em casa, sem pressa. Lembre-se de reaplicar o protetor solar a cada 2 horas ou após mergulhar.

6. Use Protetor solar com FPS ou maior.

FPS é a abreviação de Fator de Proteção Solar e significa que usando um filtro com fps =15, a sua pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Para uma exposição solar intensa, as pessoas de pele mais morena devem usar um protetor de FPS 30 e as de pele mais branca e as crianças, FPS 50 +.

7. Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propícias a ter cancro da pele.

Pessoas de pele muito clara raramente se bronzeiam, portanto não insista em querer se bronzear, você só vai se queimar e danificar sua pele.

8. Dias de Nevoeiro também queimam. Não se engane.

Mesmo nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra. Portanto, use protetor solar também nestes dias.

9. Protetor solar deve ser usado diariamente.

Se você se expõe ao sol diariamente, mesmo que não seja na praia, use protetor solar nas áreas expostas para evitar o dano solar que se acumula durante os anos de vida.

10. A proteção das crianças é responsabilidade dos pais!

Proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem. Este é um hábito que deve ser incutido desde cedo. Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre até os 20 anos de idade, sendo muito importante a proteção solar nesta época da vida.

#sol #cuidadosater #atençãoàscrianças

5 visualizações

QUEM SOMOS

 

A Par da Idade é uma empresa especializada na prestação de serviços de apoio domiciliário e assistência geriátrica, 24h por dia/365 dias por ano.

 

FALE CONOSCO

Póvoa de Lanhoso: 964 563 152

Braga: 916 083 454

Lisboa: 933 992 978

  • Twitter Clean
  • w-facebook
  • w-googleplus

Licença

nº 13833/2017

Alvará nº 1/2013